Bill e Melinda Gates estão investindo em educação matemática.

 


A Fundação Bill & Melinda Gates anunciou na quarta-feira que está fazendo doações de mais de US$ 1 bilhão como parte de um amplo plano nacional para melhorar o ensino de matemática nos próximos quatro anos. Seu objetivo: ajudar os alunos a ter sucesso na escola e conseguir empregos bem remunerados quando se formarem, dada a pesquisa que mostra a conexão entre fortes habilidades matemáticas e sucesso na carreira.

A fundação, que há muito gera controvérsia sobre seu trabalho educacional, disse que, para investir mais dinheiro em matemática, cortará verbas para outras disciplinas, como leitura, escrita e artes.

O aumento do foco na matemática ocorre depois que a  pandemia “causou estragos”  no aprendizado nas escolas secundárias e alargou as lacunas no desempenho dos alunos, com as pontuações em matemática entre os alunos negros caindo mais acentuadamente do que entre os alunos brancos, de acordo com Bob Hughes, diretor. do programa de concessão de subsídios para ensino fundamental e educação da Gates Foundation.

O problema, disse ele, é que, para muitos alunos, a matemática não é apresentada como uma matéria crucial e cativante.

“Muitos alunos não têm acesso ao ensino de matemática nas salas de aula, onde recebem recursos essenciais para ajudá-los a ver a alegria de aprender matemática e acreditar que podem se tornar pessoas da matemática à medida que envelhecem”, disse ele.

Gates se comprometeu com a abordagem para a próxima década, mas só fez planos finais de gastos para os próximos quatro anos, quando investirá US$ 1,1 bilhão em matemática. Essa é a mesma quantia que gastou em todo o programa de ensino fundamental e médio nos últimos quatro anos, durante os quais apenas 40% foi dedicado a melhorar o ensino de matemática.

Inicialmente, a fundação direcionará doações para ajudar estudantes na Califórnia, Flórida, Nova York e Texas. Os estados foram escolhidos, disse Hughes, porque Gates tem experiência em trabalhar com distritos escolares nesses estados e por causa de sua grande parcela de estudantes negros e latinos do país.

À medida que Gates “se apega” à matemática, encerrará seu apoio às artes da linguagem, como leitura e escrita, disse Hughes. A mudança na abordagem provavelmente significa o fim do apoio, uma vez que as bolsas atuais cumprem seu curso programado, para muitas organizações educacionais sem fins lucrativos.

Fonte ALEX DANIELS DE THE CHRONICLE OF PHILANTHROPY E THE ASSOCIATED PRESS





Postar um comentário

0 Comentários