Liz Truss, Primeira-ministra do Reino Unido, renuncia após fracasso no orçamento e turbulência no mercado.


LONDRES - A primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, renunciou na quinta-feira após um orçamento fracassado de corte de impostos que abalou os mercados financeiros e que levou a uma revolta dentro de seu próprio Partido Conservador.

Truss disse em um comunicado do lado de fora de Downing Street: “estabelecemos uma visão para uma economia de baixo imposto e alto crescimento que tiraria vantagem das liberdades do Brexit”.

“Reconheço que, dada a situação, não posso cumprir o mandato para o qual fui eleito pelo Partido Conservador. Portanto, falei com Sua Majestade o Rei para anunciar que estou renunciando ao cargo de líder do Partido Conservador”.

O partido deve agora concluir uma eleição de liderança na próxima semana, mais rápido do que o período habitual de dois meses. Graham Brady, o político conservador que está encarregado dos votos de liderança e reorganizações, disse a repórteres que agora está analisando como a votação pode incluir parlamentares conservadores e membros mais amplos do partido.

Truss ficou no cargo por apenas 44 dias, tornando-a a primeira-ministra com o mandato mais curto da história britânica. Por 10 dias, seus negócios governamentais foram interrompidos após a morte da rainha Elizabeth II.


 

Postar um comentário

0 Comentários